Companhia de efeitos digitais capaz de rivalizar com a Industrial Light & Magic, a Weta Workshop (da trilogia O Senhor dos anéis e do novo King Kong), derivada da Weta Digital, já tem outro desafio de criação: os figurinos do musical A bela e a fera que estreará na Nova Zelândia.

A adaptação de 1 milhão de dólares do sucesso da Disney, em cartaz no Wellington Musical Theatre a partir de janeiro, não só conseguiu o apoio da empresa de Richard Taylor e Peter Jackson como é a primeira versão do espetáculo da Broadway licenciada fora dos Estados Unidos sem total controle da Disney.

Este é certamente o maior projeto em que nos envolvemos até hoje e é ótimo ter a Weta do outro lado da rua. Fomos direto a Richard Taylor e ele disse que adoraria se envolver. Eles recentemente colaboraram em As crônicas de Narnia, então têm experiência com a Disney, comemorou o porta-voz do teatro, Adam Blackwell, frisando que a montagem terá o mesmo tom cartunesco do original, só um pouco mais sombrio. Paralelamente a Wellington, o musical será montado em Christchurch, Auckland e poucas outras cidades próximas. Os figurinos da Weta deverão ser usados também na turnê australiana.

Testes de elenco têm acontecido nas três cidades citadas. A produção procura contratar cem pessoas entre elenco e equipe. Não está definido quem viverá o casal central, a jovem Bela, moradora da cidadezinha pequena, e Fera, o príncipe preso num castelo por um encanto que o deforma. A direção fica por conta de Stephen Robertson, que desenhou os figurinos de Jesus Cristo Superstar na passagem por Christchurch.