Sony causou impacto ao anunciar que não participaria da E3 2019 - sua primeira ausência em 25 anos de feira. Meses depois, o chefe dos estúdios de PlayStationShawn Layden, veio a público para explicar a decisão da companhia.

Em entrevista ao site americano CNET, Layden afirmou que a Sony tem uma nova estratégia, de lançar menos exclusivos e levar mais tempo fazendo seus jogos, o que faria a empresa não ter novidades significativas para mostrar naquele momento. "Com essa decisão, chegamos a um ponto em que junho de 2019 não seria um momento em que pudéssemos ter novidades para contar. E sinto que, se chamássemos a atenção de todo mundo, as pessoas viriam com a expectativa de que falaríamos algo."

Na entrevista, o executivo também argumenta que a E3 perdeu sua função primordial. "Quando decidimos tirar videogames da CES, em 1995, na era do primeiro, PlayStation, a E3 servia a lojistas e jornalistas. Os lojistas perguntavam sobre os jogos, e os jornalistas trabalham em revistas, com tempo para cobrir e disputar as capas de suas publicações. Não havia presença forte da internet. Uma feira de jogos era exatamente o que a indústria precisava", recorda. 

Para Layden, a feira perdeu impacto para ambos estes públicos. Para os lojistas, o período da E3, no mês de junho, se tornou tarde para planejar o comércio de fim de ano, e para jornalistas, o fato de notícias de games estarem disponíveis na internet a todo momento também diminuiu o impacto do evento. "A E3 se tornou uma feira de negócios sem muita atividade de negócios. O mundo mudou, mas a E3 não necessariamente acompanhou essa mudança", pondera.

De acordo com o executivo, a Sony quer ver uma mudança de propósito na E3. "Como a transformamos para torná-la mais relevante? A E3 pode se tornar em um festival para fãs de games, onde não precisamos nos juntar para soltar a próxima novidade bombástica? Ela não pode ser apenas uma celebração onde temos painéis, e trazemos desenvolvedores para mais perto dos fãs?", indaga.

Principal feira de games do planeta, a E3 2019 acontece entre 11 e 13 de junho, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A feira terá cobertura completa do The Enemy, in loco.