No terceiro episódio do Night City Wire, a CD Projekt RED revelou mais sobre as diferentes gangues de Cyberpunk 2077, que lutam pelo controle de diferentes áreas da cidade.

O trailer mostra os mais diferentes tipos de grupos, desde figuras mais tradicionais como Valentinos e 6th Street até facções mais exotéricas, como os Maelstrom e seu diversos implantes mecânicos e os Animals e seus membros ultramusculosos.

Para saber mais de cada gangue, confira a lista abaixo.

Cyberpunk 2077 chega em 19 de novembro para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S.

Maelstrom

Figuras recorrentes nos trailers e material comercial de Cyberpunk 2077 nos últimos anos, Maelstrom é uma gangue de criminosos obcecada com implantes e melhorias cibernéticas, com a maioria de seus membros sofrendo da chamada “ciber psicose”, perdendo sua humanidade conforme ganham mais componentes metálicos.

Já estabelecida no RPG de mesa Cyberpunk 2020, em 2077 a gangue opera principalmente da região das docas de Night City, e é conhecida por seu temperamento violento e instável, e figuras como Jackie preferem ficar longe de seus negócios.

Valentinos

Operando principalmente na região de Heywood, os Valentinos são uma gangue predominantemente composta por membros da população latina de Night City.

Ao contrário de sua versão em 2020, onde seu objetivo era o de conquistar as mulheres mais atraentes da cidade, os Valentinos de 2077 funcionam com uma gangue mais tradicional, com milhares de membros e um forte código de honra, focado em justiça e irmandade entre companheiros.

Jackie, o companheiro inicial de V em sua narrativa, diz ter laços fortes com os Valentinos, e é provável que uma versão do protagonista com o passado de Marginal também conheça a gangue intimamente.

6th Street

Formado por veteranos da Quarta Guerra Corporativa, a 6th Street foi fundada inicialmente como reação à incompetência do Departamento de Polícia de Nighty City, agindo como uma força policial independente para proteger a população de crimes violentos.

Logo, porém, o grupo passou a operar como mais uma das facções criminosas da cidade.

A 6th Street tem uma estética claramente inspirada nas milícias nacionalistas dos EUA, com as cores da bandeira do país e uma aparente paixão pela Segunda Emenda da Constituição (o direito de portar armas, no caso), além de uma rivalidade forte com os Valentinos.

Johnny Silverhand, ao que tudo indica, tem desprezo pela gangue e seu estilo patriótico.

Voodoo Boys

Originalmente uma gangue de niilistas conhecida por tráfico de drogas, comportamento brutal e apropriação de religiões de matriz africana, a versão dos Voodoo Boys de Cyberpunk 2077 evoluiu significativamente nas décadas seguintes.

Com base de operações principal no bairro de Pacifica, os Voodoo Boys modernos são uma gangue predominantemente haitiana de Netrunners, capazes não só de explorar o ciberespaço como dedicados a descobrir os segredos da antiga Net e o que fica por trás da chamada “Blackwall”.

Animals

Rival mais recente dos Voodoo Boys pelo controle da região de Pacifica, os Animals são uma gangue formada pelos mais diversos tipos de brutamontes, que utilizam de implantes, esteróides e melhorias físicas para atingir o que consideram o pico da forma física.

Por seu porte avantajado e musculoso, Animals costumam ser utilizados principalmente para trabalhos de intimidação e segurança, além de organizar lutas ilegais e tráfico de drogas e produtos ilícitos, como seus anabolizantes especiais.

Tyger Claws

Conhecida em Cyberpunk 2020 como Tyger’s Claw, esta gangue foi formada em Japantown e é formada principalmente pela população descendente de japoneses que vivem em Night City, tendo estética semelhante à yakuza.

Em 2077, seu tamanho cresceu significativamente, e tem operações tanto no bairro de Westbrook quanto Watson, operando principalmente negócios como bares, restaurantes, cassinos e bordéis.

Não só isso, há rumores de que eles tenham financiamento da Arasaka, uma das principais corporações do planeta - e na qual o V com passado Corporativo trabalha.

Moxes

Formada por antigos e atuais profissionais do sexo, além de diversas figuras rejeitadas pela sociedade, Moxes (ou The Mox) é um grupo recente, criado como resposta ao assassinato da dona de bar Lizzie Borden pelas mãos dos Tyger Claws.

As principais operações do grupo envolvem as chamadas “casas de bonecas”, bordéis especiais em que as vontades e prazeres da clientela, e geralmente suas ações violentas servem mais como defesa contra a gangue rival.

Wraiths

Os Wraiths são a maior gangue composta por nômades, povos que habitam os arredores de Night City (conhecido como Badlands) e tem uma sociedade e estrutura significativamente diferente dos moradores da cidade.

Ao contrário de outros nômades, Wraiths não tem pudores e restrições em atacar vilas vulneráveis e comboios corporativos com itens valiosos, vivendo dos espólios de seus ataques.

Aldecaldos

Aldecaldos são uma outra tribo nômade, sendo a mais antiga e com reputação mais prestigiosa na região das Badlands.

Suas principais operações envolvem transporte de cargas (legais e ilegais), e dão uma grande ênfase à lealdade e irmandade com a família.

Os Aldecaldos tem uma forte rivalidade com os Wraiths, estando em guerra constante com o outro grupo nômade.

  • Lançamento

    19.11.2020

  • Publicadora

    CD Projekt

  • Desenvolvedora

    CD Projekt RED

  • Censura

    18 anos

  • Gênero

    RPG

  • Plataformas

    PlayStation 4 Xbox One Xbox Series X PC PlayStation 5 Xbox Series S